Instituto Pensar - Lula mantém liderança com até 44%; rejeição de Bolsonaro vai a 62%, diz Ipespe

Lula mantém liderança com até 44%; rejeição de Bolsonaro vai a 62%, diz Ipespe

por: Ana Paula Siqueira


Lula em entrevista à mídia independente (Foto: Ricardo Stuckert)

Pesquisa Ipespe para a corrida presidencial de 2022, divulgada nesta sexta-feira (11), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua mantendo larga vantagem sobre os demais concorrentes.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, quando; aparecem os nomes dos candidatos, o levantamento mostra que Lula oscilou dois pontos para baixo e aparece com 43% das intenções de votos.

Seguido por Lula, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 25%, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) têm 8%, o governador de São Paulo João Doria com 3%, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) com 1%.

No segundo cenário, Lula tem 44%, Bolsonaro 26%, Moro 8%, Doria 4%, Tebet 2%, Janones, Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidadania) 1%.

Segundo turno

No segundo turno, Lula é o único que vence todos os adversários, impondo 23 pontos sobre Bolsonaro ? 54% x 31% ? e 20 pontos sobre Sérgio Moro ? 51% x 31%. Lula teria 24 pontos percentuais de vantagem sobre Ciro ou Doria, em eventual 2º turno.

Bolsonaro é o campeão de rejeição: 62% dos eleitores pesquisados pelo Ipespe disseram que não votariam nele de jeito nenhum. João Doria é o vice-campeão, com 59%. Sérgio Moro tem 55% de rejeição e Ciro Gomes, 45%. O ex-presidente Lula tem 43% de rejeição.

No levantamento anterior, divulgada no dia 27 de janeiro, na pesquisa estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou as intenções de voto com 44%; Jair Bolsonaro apareceu em segundo lugar, com 24%; o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) empataram na terceira posição, com 8%; em seguida apareceu o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2% das intenções de voto; empatados com 1% estão Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe d?Ávila (Novo).

Em um cenário sem a participação de Sergio Moro na eleição presidencial, Lula tem 44%, Bolsonaro 26%, Ciro Gomes 9% e João Doria contabilizaram 4%.

Pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo de intenção de voto, Lula apareceu com 35% e Bolsonaro, 23%; Sergio Moro e Ciro Gomes 4%; João Doria, 1% das intenções de voto.

A pesquisa Ipespe se valeu da metodologia quantitativa e foi realizada entre 24 e 25 de janeiro com 1.000 entrevistados de todas as regiões do país por meio de telefone.

Por Julinho Bittencourt, da Fórum



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: